sexta-feira, 4 de março de 2011

Impressões iniciais da temporada 2011

Nada mais previsível do que apontar a Red Bull como a favorita para o título de pilotos e construtores de 2011. Qualquer um poderia fazer tal afirmação antes mesmo de observar os carros na pista, no entanto isso se tornou mais cristalino quando se iniciaram os testes de pré-temporada. Mais uma vez, a escuderia do fabricante de energéticos é a equipe a ser batida. A estabilidade do modelo e a sua maior eficiência com os pneus Pirelli impressionaram a todos nos testes. Pelo jeito, a mudança das regras em 2009 caíram com uma luva para a equipe austríaca.

Um pouco mais atrás, vem a Ferrari. A escuderia italiana desenvolveu à primeira vista um modelo confiável, mas ainda não me parece estar do nível da Red Bull. No entanto, tendo Fernando Alonso como piloto, o carro nem precisa ser o melhor para os italianos lutarem por vitórias e por mais um título.

Quatro equipes parecem estar juntas em um terceiro pelotão: McLaren, Mercedes, Lotus-Renault GP e Williams. McLaren e Mercedes andam tendo muitas dificuldades com seus modelos, acima do considerado normal. No entanto, devemos lembrar que as mudanças nos dois modelos foram muito grandes, especialmente na equipe de Woking, que desenvolveu as entradas de ar laterais em forma de L, por sinal muito feias. Já as outras duas equipes parecem ter acertado nas mudanças efetuadas (Lotus com seu escape em posição peculiar - à frente dos radiadores - e Williams com sua traseira leve e sua caixa de câmbio diminuta), devendo lutar pelo menos por pódios esse ano.

Em um quarto grupo, estão Force India, Toro Rosso, Sauber e Team Lotus. Tais equipes não parecem ter evoluído muito em relação a 2010, mas também não estão cheias de dificuldades com seus monopostos. Uma exceção deve ser posta à Toro Rosso, que apresentou um modelo muito semelhante ao STR5 do ano passado, mas nos testes causou surpresa em muitas pessoas que frequentam o universo da Fórmula 1. Como não se sabe em que circunstâncias essa surpresa foi conseguida, é melhor esperar a Austrália chegar.

Finalmente (e novamente) no último pelotão se encontram Marussia-Virgin e Hispania. O modelo MVR-02 é tão parecido com o VR-01 que não se deve esperar nada dele. Richard Branson me enganou direitinho: pensei que ele tinha uma proposta séria para a Fórmula 1, mas já fez foi vender parte de sua fraca equipe. Quanto à Hispania, só é possível comentar a pintura: muito bonita. O carro não existe há 3 semanas do início da temporada. Será que um dia ele vai existir? Duvido muito, mas mesmo que exista, ele não vai ser notado, disso tenho certeza.

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