domingo, 29 de maio de 2011

Um GP de Mônaco especial

Resultado final do GP de Mônaco:

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 78 voltas
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s1
3º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s3
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 23s1
5º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 26s9
6º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 27s2
7º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
8º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 1 volta
9º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
10º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
11º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 2 voltas
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2 voltas
13º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 2 voltas
14º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2 voltas
15º. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
16º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
17º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 4 voltas
ab. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth),
ab. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault),
ab. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari),
ab. Felipe Massa (BRA/Ferrari),
ab. Michael Schumacher (ALE/Mercedes),
ab. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth),
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), Não largou


A vitória de Vettel esconde muito do que foi a corrida. Emocionante do começo ao fim, Mônaco não via tantas ultrapassagens, atrapalhadas, batidas e surpresas há muito tempo. A disputa pelo campeonato pode até estar sem graça, mas as provas em si nunca estiveram tão legais. Vamos aos (muitos) destaques:

Hamilton X Massa: O piloto inglês conseguiu ser imprudente a corrida inteira. Direta ou indiretamente, Lewis esteve envolvido em quase todas as batidas em Mônaco. Dessas, sua atitude mais irresponsável talvez tenha sido a disputa com Massa. Tirou o brasileiro (que fazia uma das melhores corridas dos últimos dois anos) da prova e foi corretamente punido. Entretanto, pelo conjunto da obra, acredito que a black flag teria sido mais adequada a Hamilton.

Hamilton X Maldonado: Ao ver a batida de Maldonado a poucas voltas do fim, me lembrei imediatamente de Sutil no mesmo GP em 2008 (o alemão foi eliminado da prova por Raikkonen, e perdeu a oportunidade de marcar os primeiros pontos da Force India). Seriam os primeiros pontos do venezuelano, que coroariam um fim de semana de alto nível do estreante. Só que atrás dele estava quem, para variar? Hamilton, o novo Dick Vigarista. Tirou mais esse da disputa por pontos, eliminando ao final dois pilotos que ainda necessitam mostrar muito potencial em 2011.

Schumacher e um lugar inusitado para passar: O heptacampeão mundial fez uma corrida divertida. Não chegou ao final, mas isso é só detalhe, afinal não há mais nada para o alemão fazer na Fórmula 1 a não ser se divertir. Passou na curva do gancho, coisa que eu nunca vi, e pela primeira vez no seu retorno não foi apenas um destaque negativo. Talvez ninguém se lembre dessa corrida de Michael no futuro, mas mesmo assim merece o destaque.

Os primeiros pontos da Williams: Apesar de Maldonado ter sido limado da corrida, a equipe inglesa marcou seus primeiros pontos. Só dois pontinhos, mas são dois pontos que tiram um peso danado das costas da escuderia de Grove, e também de Barrichello, afinal o brasileiro não corre mais risco de repetir o vexame de 2007, quando passou zerado.

Kobayashi, a Sauber é pouco para ele: O japonês tem talento. Talvez ainda não seja um Vettel, Hamilton ou Alonso, mas já merece ser olhado com mais atenção pelas grandes equipes da Fórmula 1. Um quinto lugar de encher os olhos.

Vettel X Alonso X Button: Uma disputa que ensaiava ser épica foi interrompida pela bandeira vermelha. Mesmo assim, vale o registro, afinal envolveu três carros, pilotados por três campeões mundiais, de três times diferentes, que em condições normais não estariam nem um pouco próximos. Se não tivesse bandeira vermelha, será se haveria alguma batida do trio nas ruas de Monte Carlo? Com certeza sim.

Bandeira vermelha e a troca de pneus: Só para citar um exemplo, a McLaren de Hamilton passou por uma verdadeira revisão durante a pausa para o atendimento a Petrov. Houve troca de pneus, de bico, de asa, tudo isso fora dos pits stops. Além de estranha, a atitude foi um desserviço aos fãs da categoria, já que acabou com as boas disputas que poderiam ter continuação após a relargada. Se é permitido pelas regras, é melhor que essas regras sejam revistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário