quinta-feira, 14 de julho de 2011

Acabou a polêmica


Dirigentes voltaram atrás após decisão unânime das equipes

A FIA oficializou nesta quinta-feira o que já era esperado desde o último domingo: o uso dos difusores soprados está liberado até o final desta temporada. Depois de um mar de idas e vindas sobre a regra durante o fim de semana do GP da Inglaterra, os dirigentes se mostraram propensos a dar um passo atrás na proibição se as equipes concordassem de forma unânime. Foi o que aconteceu.

Assim, os motores funcionarão nas provas restantes do campeonato com a mesma regra utilizada no GP da Europa em Valência: o uso dos difusores soprados está liberado, mas o congelamento do mapeamento de motores mantém-se a partir do treino classificatório. O documento divulgado pela FIA aponta que a solução deve acabar com a possibilidade de que uma equipe proteste o uso de motores de uma outra, trazendo tranquilidade para a disputa esportiva.

Em Silverstone, as equipes Ferrari e Sauber foram, inicialmente, contra a volta dos difusores soprados, mas acabaram cedendo no final do domingo. Para 2012, porém, a solução deve acabar, já que a FIA pretende exigir que os escapamentos dos carros fiquem na parte superior da carenagem, eliminando o efeito.

________________________________________________(Fonte: TotalRace.com.br)


Minha vez agora:

Uma história que chega ao fim com uma conclusão das mais racionais. Entretanto, para se chegar ao veredicto, os caminhos percorridos foram bem tortuosos, incluindo-se aí as ridículas restrições impostas no GP de Silverstone. Pergunto, diante de tudo ocorrido: era preciso tais restrições? Era preciso tanto tempo para se chegar a uma conclusão tão óbvia? Pois é, nem eu nem meio mundo sabe responder. Nem a FIA e a Ferrari, se duvidar...

Quanto ao mapeamento do motor, não acredito que tal medida mude lá muita coisa. Portanto, mesmo sem concordar, engulo essa regra. Só não engulo é a mudanças de regras no meio do jogo, coisa de praxe no mundinho da Fórmula 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário