quarta-feira, 20 de abril de 2011

Estratégia de marketing sui generis


F1 é um laboratório desenvolvedor de novas tecnologias, certo? Dentre essas tecnologias, está incluso o pneu, concorda? E um pneu moderno significa um pneu mais duradouro, não é verdade? É não. Pelo menos na Fórmula 1 atual, pneus avançados tecnologicamente são aqueles que se degradam com mais rapidez, durando poucas voltas. Aí você pode perguntar: mas quem iria querer associar sua marca de pneus à falta de durabilidade? Pois é, a Pirelli quis.

Essa falta de qualidade dos "calçados" existe, justiça se faça, por imposição dos chefões da categoria, que queriam aumentar o número de paradas para tornar as corridas mais emocionantes (como se emoção mesmo fosse ver os carros parados trocando os pneus; isso a gente vê em qualquer borracharia, ou não?). Diante disso, a Pirelli deveria, no mínimo, ter conversado com os dirigentes da Fórmula 1 para se chegar em um ponto benéfico a ambos, ou seja, um pneu capaz de tornar as corridas mais emocionantes (ao gosto deles, não ao meu), sem que isso ferisse sua imagem. O que vai pensar o espectador comum ao ver os pneus italianos virando pó em alguns minutos durante as corridas? Com certeza, vai olhar com melhores olhos para um Bridgestone, Michelin, Good Year...

A situação pela qual passa a marca italiana me lembra a vivida pela Benetton nos anos 90. Nessa época, fotos chocantes e intrigantes dominavam os anúncios da marca de óculos. Em uma delas, aparecia um paciente com AIDS muito debilitado fisicamente, e junto dele estão seus pais chorando, em um grau de sofrimento que só a relação pai-filho pode proporcionar. Agora, pense: quem, em sã consciência, ao ver aquela propaganda, diria "Opa, vou já comprar meus óculos!". À época, a reação foi de revolta com a exposição de uma pessoa à beira da morte. É o típico exemplo da má exposição de uma marca, um verdadeiro gol contra.

Pois é, muito mais que fazer ações de marketing, a Pirelli deveria se preocupar em não "se queimar", coisa qua a má Publicidade faz desde que o mundo é mundo.

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