quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Além da F1: 100 posts


Em quatro de março de 2011, o blog estreou. O que me motivou a iniciar algo tão diferente da rotina que tenho? Para quem não sabe, esse que escreve é um estudante de Medicina comum, ou seja, nada a ver com o universo “jornalístico” de blogs e afins. Apesar do aparente paradoxo, algo bem forte me levou à iniciativa: a paixão pelo automobilismo, em especial por Fórmula 1.

Desde quando minha mente permite recordações, eu sou fã de carros. Bem novo, lá por volta dos três ou quatro anos, estava rodeado de revistas como “Quatro Rodas” e “Auto Esporte”. Não lia nada, mas aquelas figuras conseguiam me fascinar demais, muitas vezes até que “Cavaleiros do Zodíaco”, “Disney Club”, “Power Rangers” ou outras coisas que toda pessoa da minha idade se fascinava. Algum tempo depois, mais ou menos com seis anos, começou a paixão por Fórmula 1. Lembro-me bem do interessante momento que vivia a categoria naquele ano, com a frenética disputa entre duas equipes que passavam por um jejum de títulos, no caso McLaren e Ferrari, esta última completando o 20º ano na seca. Dentre todos do grid, era mais fã de Schumacher, um bicampeão que tentava fazer renascer um, à época, gigante adormecido. Não vou entrar em mais detalhes, afinal o objetivo desse texto não é ser igual aos outros que povoam “F1 em destaque”. Esse é o nº 100, oras...

Com o passar dos anos, a paixão continuava ali, intacta. Mas nada de escrever sobre nada, apenas lia ou assistia aquilo que tinha como foco o automobilismo. Foi nesse momento que algo começou a me incomodar: o fato de eu não opinar sobre o que mais amava. Não me sentia confortável em olhar para todas aquelas opiniões e apenas dizer “sim senhor”. Então, começaram os comentários nos blogs alheios e revistas. Esses intrometimentos me deram a chance de sair seis vezes em revistas como “Auto Esporte” e “Quatro Rodas”, algo que me rendeu o aposto de “o menino que entende de carro”. Entendo coisa nenhuma, só faço dizer o que acho, simples assim...

Como os breves comentários serviram de iniciativa para o blog? Sempre tive o interesse de escrever sobre o que gosto, mas escrever sobre “carros” é um tanto chato, já que eu não vou discorrer sobre torque, cavalos, entre-eixos e outros detalhes encontrados em qualquer lugar. Portanto, o blog seria um amontoado de opiniões rasteiras, nem eu leria. Com Fórmula 1 é diferente, afinal envolve o ser humano, e seres humanos não são apenas “opiniões rasteiras”. Surgiu, então, o mais famoso blog de Fórmula 1 da 75ª Turma de Medicina da UFPI: o “F1 em destaque”, que só perde em acessos para o e-mail da turma...

O blog é de Fórmula 1, mas é impossível não dar pitaco sobre o resto das coisas. Daí surgiu “Além da F1”, que apresenta o curioso detalhe de ser responsável por quatro dos textos “top 5” em acessos. Posts sobre futebol e memes dominaram: sobre futebol, “Relato de um sofredor”, um desabafo sobre o 6x0 sofrido pelo Palmeiras na Copa do Brasil; sobre memes, “Insensibilidade Automobilística”, uma homenagem aos amantes das figuras do blog, assim como eu aos quatro anos.

Por fim, não se pode esquecer do presente, algo que é de praxe nas comemorações de tudo quanto é coisa. Em homenagem aos 100 posts de “F1 em destaque”, o blog ganha a partir de hoje um brasão, como visto acima. Que o brasão traga bons frutos, então!

Nenhum comentário:

Postar um comentário