sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ferrari e Force India apresentam seus carros

Beleza não é fundamental, já dizia o outro. Mas que é muito melhor a beleza do que a feiúra, ah, isso é. Foi essa constatação que veio à minha cabeça quando vi os novos carros da Ferrari e da Force India. Claramente, elas tiveram a mesma sacada da Caterham ao tentar elevar a parte traseira do chassi e, simultaneamente, rebaixar a parte frontal, seguindo as novas regras. O resultado é aquele degrau horroroso na parte final do bico. Em termos estéticos, a queda mais suave do bico da nova McLaren soa muito menos estranho. Só que toda essa baboseira será esquecida por todos caso o carro ande bem, principalmente no caso da Ferrari, que já vive um incômodo jejum de títulos. Se beleza não põe mesa, tomara que feiúra deixe a mesa farta, devem estar pensando nesse momento Alonso e Massa. Vamos observar os novos carros:

Na Ferrari, o que mais chama atenção está na parte da frente, no caso o degrau no bico e o próprio bico, que acaba antes da asa dianteira. Avançando mais um pouco, nota-se um maior esmero na construção das curvas acima da abertura do motor, lembrando um pouco o trabalho realizado pela McLaren. Na traseira, houve uma mudança na saída de escapamento, cujo ar não pode mais ser usado para impulsionar o carro. Portanto, nada muito surpreendente no modelo italiano, ao menos à primeira vista.

Na Force India, o degrau também foi adotado. Por outro lado, parece ter havido aqui outra solução para a saída de escapamento. Ao menos por essa foto, não e possível vê-lo claramente, ao contrário do que acontece com a Ferrari. No mais, nenhuma grande revolução. Só quando eles forem para as pistas é que saberemos quem realmente acertou na construção de seu bólido. Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário