quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

"F1 em destaque" e McLaren de cara nova

Começamos o mês de Fevereiro com novidades. Como (eu espero) deu para perceber, "F1 em destaque" sofreu a primeira das várias mudanças visuais pelas quais passará durante todo o ano. E é a partir desse mês que a seção "Além da F1" vira semanal, sempre com algo fora do mundo da Fórmula 1. Deixando nosso umbigo de lado, vamos ao que interessa no dia de hoje, que é a apresentação do novo carro da McLaren, o MP4-27. Vamos observá-lo, então:


Na frente, não há lá grandes mudanças visuais. Um bico um pouco mais baixo talvez seja a diferença mais significativa. E, pelo que li, esse bico mais baixo vai ser tendência na maioria das equipes devido às mudanças no regulamento implementadas esse ano. Indo um pouco mais adiante, é possível perceber que a McLaren ousou menos na lateral do carro, deixando de lado aqueles enormes valos acima da saída de ar. Realmente, aquela solução aerodinâmica parece não ter funcionado muito em 2011, portanto nada mais justo que abandoná-la em 2012.


Essa foto está aqui só por um detalhe: ela mostra que a McLaren ficou mais "limpa" de patrocínios, ao menos nesse começo de ano. Pelo menos o patrocinador master continua ali, dando seu tom de vermelho à pintura preto-prata. Mas falta de dinheiro não será problema para a equipe inglesa, afinal ela tem cacife para atrair novos investidores ao longo do campeonato. Mesmo assim, é de se estranhar ver um McLaren com tão poucos anunciantes assim.


Por fim, a traseira. Houve mudanças no escapamento, para se adequar às regras que impedem a passagem do ar que sali dali para o assoalho, ajudando a impulsionar o carro. A maior beneficiada dessa artimanha era a Red Bull. Vamos ver como ela se sai esse ano. Com certeza arranjarão outra brecha no regulamento. É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário