domingo, 9 de outubro de 2011

Título em 3 atos


Hoje a consagração aconteceu. Com o terceiro lugar conquistado, Vettel passa a ser o mais novo bicampeão mundial, dividindo lugar na história com nomes do quilate de Hakkinen, Alonso, Senna e Prost, só para citar alguns dos melhores. Vettel está no nível deles? Agora, não há mais dúvida do contrário. Apesar de seu talento ainda ser motivo de questionamento por parte de muitos, ninguém pode negar que a dupla Red Bull - Vettel deu liga e, pelo jeito, ainda vai fazer estrago por um bom tempo. Vamos agora aos destaques, de um jeito diferente: através da linha do tempo chegando ao título alemão, por sinal o nono da história, superando o Brasil, que não ganha nada há vinte anos.

Largada: Vettel espreme Button e mostra que não estava ali para administrar coisa nenhuma. Hamilton passa e é segundo.

Volta 6: Massa deixa Alonso passar pela enésima vez em 2011 e mostra que é um belo de um bundão.

Volta 20: Vettel faz sua segunda parada e perde a liderança para Button, muito mais interessado na vitória, obviamente.

Volta 22: Hamilton bate em Massa pela segunda vez em duas corridas. A coisa parece ser pessoal. Vai ver o inglês quer ver Massa pelo menos raivoso, porque ninguém mais aguenta aquela apatia sem fim.

Volta 38: Vettel perde posição para Alonso. A pilotagem agressiva do alemão trouxe prejuízos. Entretanto, dentro do contexto, o prejuízo não fez a menor diferença. Ainda nessa volta, Hamilton passa Massa, que não esboça nenhuma reação. Pode ser implicância minha, mas não dá para o brasileiro continuar na Ferrari pilotando assim.

Chegada: Vitória merecida de Button (que dá mais uma lição para o perturbado Hamilton), seguido de Alonso (o seu principal concorrente na disputa pelo vice) e do agora bicampeão Vettel.

No campeonato de construtores, a Red Bull tem 130 pontos a mais que a McLaren. Outra disputa praticamente encerrada.

O que ainda há em disputa na categoria, então?

Primeiro, a disputa pelo vice-campeonato. Button e Alonso são os principais candidatos a ambos parecem que estão com vontade de engrossar essa batalha. Com o carro bem mais acertado, a vitória deve ficar com Button.

Segundo, a disputa pelo sexto lugar nos construtores. Force India, Sauber e (um pouco mais distante) Toro Rosso disputam alguns milhões de dólares, digamos assim. Nesse caso, mesmo estando atrás, aposto em uma vitória da equipe que tem Kobayashi e Perez, esse último muitíssimo cotado para substituir Massa na Ferrari.

Terceiro, a disputa pela segunda vaga na Renault. Senna e Petrov estão abarrotados de patrocinadores e disputam a vaga de segundo piloto de Kubica. Nesse caso, Petrov tem mais bala na agulha, mas Senna demonstrou ter mais competitividade. Por enquanto, empate técnico. Mas acredito que o dinheiro de Petrov vence a batalha.

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